segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Tempo é Simultâneo, não sofre distorções e é um conceito para medirmos ocorrências.


Autor: Roberto das Neves



Para explicar o como e porquê de o tempo ser simultâneo em todos os lugares do espaço, irei descrever um experimento mental:

Neste exato momento, vamos supor que você esteja segurando o seu telefone celular.

E nesse exato momento em que você está segurando seu celular, em um planeta que está orbitando uma estrela que está à quarenta anos luz de distância do nosso planeta, exista um ser vivo, cuja civilização também desenvolveu a tecnologia dos telefones celulares, e esse ser vivo, possua o número do seu telefone aqui da Terra.

Enquanto isso, em outra estrela, que está à quatro anos luz de distância do nosso Sol, em um outro planeta que está orbitando essa estrela, exista uma outra civilização que também desenvolveu a tecnologia dos celulares. Um dos habitantes desse planeta, também possui o número do seu celular aqui na Terra.

Chamaremos você como referencial “A”, o habitante do primeiro planeta como referencial “B” e o habitante do segundo planeta, com referencial “C”.

Simultaneamente, enquanto você segura seu celular, os dois habitantes dos outros dois planetas, ligam para o número do seu telefone.

Apesar de estes eventos ocorrerem simultaneamente, você só receberá a ligação do referencial “B” dentro de 40 anos, e só receberá a ligação do referencial “C”, dentro de quatro anos.

Se os eventos foram simultâneos, por que você receberá as ligações muito tempo depois de você estar segurando o celular, neste exato momento?

Acontece que a tecnologia de telefones celulares, funciona baseada na emissão de ondas de rádio.
As ondas de rádio viajam pelo espaço, na velocidade de +- 300.000 km por segundo.

Como sabemos a distância de cada planeta em relação à sua própria posição, verificamos que estas distâncias, são medidas pelo tempo que uma onda de luz ou de rádio levará para chegar de um ponto até o outro.

Ano luz, é uma medida de distância, mas, também pode ser usada como medida de tempo, quando utilizamos e medimos eventos simultâneos que viajam pelo espaço na velocidade da luz.

Não existe a alegada distorção do tempo, o tempo é simultâneo, o agora, acontece exatamente agora, em qualquer ponto do espaço.

O que muda é a relação entre as distâncias dos mesmos eventos simultâneos, quando elegemos um referencial para medirmos esses eventos no espaço.

O tempo é então, um conceito criado para medirmos a ocorrência entre eventos.